Ecclesia
Kirill I é já oficialmente o décimo sexto Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, depois de uma cerimônia que se prolongou por várias horas, na Catedral do Cristo Salvador, em Mosocu. Cumprindo um ritual de há vários séculos, o Patriarca designado trocou várias vezes de vestes. Depois de sentado no trono, recusou o cargo e só depois da assembleia cantar "axios, axios, axios" (em grego, "ele é digno") voltou a sentar-se e aceitou a missão, recebendo então as vestes negras e douradas de Patriarca.
No discurso de aceitação, prometeu fazer a fé chegar aos mais jovens. Apelou também, na presença das principais figuras políticas da Rússia, a um bom entendimento entre o Estado e a Igreja: "É num quadro de diálogo benéfico e de cooperação, e nas bases da Constituição, que se devem desenvolver as relações entre a Igreja e o Estado, para o bem da Igreja, do Estado e do Povo".
Na vida secular, Vladimir Mikhailovitch Gundyayev, nasceu em 1946 na atual São Petersburgo, onde se formou em teologia e onde foi ordenado em 1969. Ocupava até agora o posto de metropolita de Smolensk e Kaliningrado, era também o responsável pelas relações externas da Igreja e apresentava um programa semanal na televisão. Sucede o Patriarca Alexis II, que governou a Igreja nos últimos 18 anos.
Notícia publicada em Ecclesia Brasil - http://www.ecclesia.com.br/news/index.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário