quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Tempo de Quaresmeiras: 40 Dias para Bons Propósitos


Alguns chegam a chamar a Quaresma, com um tom bastante ciníco e desrespeitoso, de quarentena. Muito mais tempo de preparação, que de purgação dos excessos carnavalescos, a Santa Quaresma é o momento onde a boa prática da oração pautada pela reflexão sobre si diante de um amor maior, incondicional e - por quê não?! - insano, assume luzes e cores mais fortes, mais intensas. Na Quaresma, ora-se, após se ter se conscientizado que a vida humana é de tal modo valorosa, que o próprio criador dela, reduziu-se ao patamar de tal vida - carregada de complexos e falibilidades - para, através dela, destronar a infalível certeza da morte, e torná-la verdadeiramente plena ao fiel peregrino.

À este fiel seguidor das promessas do Alto, com o triunfo da Palavra-feito-carne-sangue-e-chão sobre o mal, o milagre se faz presente e configura-se a permissão: a entrada no mais santo dos lugares é possível; lugar sublime, que pode ser tanto, o Santíssimo Espaco do Templo do Israel eterno, quanto o Sepulcro Vazio visitado pelas miróforas naquele domingo inesquecível da Ressurreição.

Santuário Vivo publica nestes quarenta dias quaresmais breves roteiros de oração e reflexão para o bom uso de todos aqueles que desejam não perder tempo e fazer deste período, tempo de pausa para o espírito. Que a Quaresma deste ano possa ser oportunidade perfeita para a nossa necessária volta ao Pai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário